"A Patinagem teve início em Portugal como meio recreativo e foi através de gincanas que alcançou interesse e proporcionou espectáculos cheios de beleza, sendo o sector feminino aquele que maior predominância exercia nos festivais que então eram realizados com bastante frequência.
Nessas gincanas também os rapazes actuavam mas em saltos e provas de velocidade, reportamo-nos a 1912.
Todavia, não podemos deixar de salientar que houve nas Corridas duas grandes fases que correspondem a acontecimentos marcantes na vida da modalidade. A primeira corresponde a uma época que vai desde o início, mais ou menos regular da prática da modalidade até ao ano de 1953, onde se atingiu um nível técnico razoável que permitiu estabelecer raízes profundas, adquirindo a vitalidade necessária para resistir ao intervalo que mediou entre a primeira e a segunda fase, intervalo esse que se pode definir entre 1953-54 e 1978.
Em 1979, a Federação Portuguesa de Patinagem, liderada por José Castel-Branco, decidu reiniciar as Corridas em Patins.
Dá-se assim início à segunda fase das Corridas em Patins, atingindo o momento áureo com o aparecimento dos patins em linha.
A construção de pistas e a vinda de técnicos estrangeiros que colaboraram em acções de formação, contribuiu decisivamente para os bons resultados obtidos, com destaque para as duas primeiras medalhas obtidas nos Campeonatos Europeus de 2002, que tiveram lugar em Paços de Ferreira.
A implementação da Patinagem nas escolas, permite perspectivar um futuro risonho para esta modalidade."
http://www.fpp.pt/ (Federação de Patinagem de Portugal)
Sem comentários:
Enviar um comentário